Hoje vamos falar um pouquinho sobre xampu e condicionadores, como funciona as formulações e vamos falar um pouquinho sobre silicones e sulfatos também.

images-2

Um xampu é formado por tensoativo aniônico (contém cargas negativas) e o condicionador é formado por tensoativo catiônico (contém cargas positivas). Então existe uma formulação base que quando acrescentado o tensoativo aniônico vira um xampu pois tem o poder de detergência, e quando aplicado catiônico vira condicionador pois tem efeito condicionante. Claro que existe muito mais do que um tensoativo na formulação e vamos falar separadamente sobre cada um. Testes feitos pela equipe da química Inés Joekes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostram que xampus e condicionadores funcionam para limpar os cabelos e deixá-los mais fáceis de pentear, mas não promovem a recuperação dos fios danificados a que se propõem diversos produtos. Nem poderiam.

Xampu-

♥ O cabelo é formado por queratina, a qual possui cargas negativas. Quando um tensoativo aniônico que também contém cargas negativas é aplicado no cabelo, repele (cargas iguais se repelem) deixando-o com aquela aparência de eletricidade estática. O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas, como comprovaram Inés e a química Carla Scanavez.

♥ Uma dúvida muito grande das pessoas é sobre os Sulfatos que estão no xampu, pois muitos blogs e revista aboliram o uso do sulfato e ele acabou tornando um grande vilão para muitas pessoas. Pesquisas comprovam sim que o uso dos sulfatos podem degradar a fibra capilar com o tempo, uma pesquisa diz que depois de dois meses de banhos diários de 15 minutos – surgiram buracos e trincas na cutícula, porém, essa pesquisa afirma também que o principal dano a fibra capilar está relacionado mais a fricção dos fios na hora da lavagem do que os sulfatos em si. Então a solução é utilizar xampus sem sulfatos? Pode ser, mas tudo depende do seu bolso. O lauril Sulfato de sódio é o tensoativo mais encontrado nos xampus pois tem um ótimo poder de detergência e também é o mais barato, se você optar por um xampu sem sulfato esteja ciente que será um produto mais caro.

Se você não se importa em utilizar produtos com sulfatos (como eu) o que recomendo é lavar o menos possível os cabelos durante a semana, aplicar condicionador nas pontas que ajuda a formar uma capa protetora (ensino aqui).

♥ Outro ponto que vocês devem saber também é: Alguns xampus trazem em sua formulação pequenas quantidades de silicone, um polímero que recobre os fios lubrificando-os e deixando-os mais brilhantes. “O silicone do xampu forma um filme sobre os fios e reduz a perda de proteínas por fricção”, porém eles tem seu lado negativo também. Ele adere ao fio e não sai facilmente no enxágüe. Desse modo, facilita o acúmulo de sujeira e exige o uso de mais detergente na próxima lavagem.

Lista de componentes que não são sulfatos:

♥ Sodium Cocoyl Sarcosinate 30 %

♥ Sodium Lauroyl Sarcosinate 30%

♥ Sodium Lauroyl Sarcosinate 90%

♥ Cocoisotinato de Sódio

♥ Cocoisotinato de Sódio + ácido esteárico

85_4

Condicionador:

Os condicionadores por outro lado, basicamente dá cargas positivas para o cabelo eliminando aquele efeito de eletricidade estática. Eles também podem possuir vários ativos na formulação o qual dão funções secundários como: emoliência, penteabilidade e brilho (de acordo com pH). Eu particularmente não faço o uso de condicionadores, e sim troquei por máscaras de tratamento pois elas também possuem o tensoativo catiônico porém, com um poder maior de emoliência e hidratação.

Algumas pessoas dizem que não é o mais certo a fazer pois o uso excessivo de máscaras de tratamento podem acabar pesando nos fios com o tempo e deixando-os oleosos. Por isso que quem optar a fazer isso é imprescindível o uso de um xampu anti-resíduous a cada 15 dias. E claro, é o mais recomendado para quem tem cabelos danificados com químicas, se o seu cabelo não é tão danificado assim, pode continuar com o uso de condicionadores.

 Essa postagem foi inspirada na pesquisa Unicamp ‘fio a fio

Beijão <3