No mundo atual, em que a visibilidade tem grande importância, o rosto é o reflexo inconsciente do ser humano, ele expressa o mais profundo pensamento, sentimento e a mais profunda emoção (LOWEN, 1977).

A palavra visagismo deriva de “Visage” que significa rosto, e “Ismo” está sempre relacionado ao estudo e conhecimento de algo. Considera-se que o conhecimento do visagismo, proporciona ao profissional uma análise mais complexa e diferenciada de cada rosto usando como critério, a observação dos ângulos simétricos e assimétricos da face, a realização das medições dos terços faciais, que são utilizados para que o profissional possa atenuar e corrigir algumas áreas inestéticas e evidenciar pontos da atratividade da face, criando uma harmonia estética através de procedimentos oferecidos nesta área.

A figura 3 abaixo ilustra os pontos para as medições dos terços da face, e com os resultados destas medições, é possível identificar os ângulos predominantes da face:

v6n1a10-fig02

♥ Região Superior: linha da raiz dos cabelos até a linha das sobrancelhas.

♥ Região Médiana: linha das sobrancelhas até a base do nariz.

♥ Região Inferior: base do nariz até a ponta do queixo.

Abaixo segue o quadro 5 para identificação visual com alguns formatos geométricos faciais e os tipos de sobrancelhas mais indicadas para cada formato.

Captura de Tela 2014-08-01 às 21.27.29

Para cada formato de rosto existe um formato de sobrancelha, porém como existem muitas misturas raciais nem sempre os formatos de rostos são puros muitas vezes pode ser misto e por isso não se deve levar em conta somente essa consideração dentro desse contexto segue abaixo na figura 4 o exposto que permite observar as medições para o desenvolvimento do desenho a ser dado às sobrancelhas que são medidas em três partes principais.

♥ A- Início das sobrancelhas paralelo a aba do nariz.

♥ B- O ápice das sobrancelhas com o canto externo da íris.

♥ C- O final das sobrancelhas com a aba do nariz e o canto externo dos olhos.

reprodução-womens-health

O visagismo é o conhecimento fundamental para uma análise da linguagem visual conforme os traços evidentes na face de cada um, como a percepção do olhar e das linhas de expressão que refletem os gostos dos indivíduos, temperamentos, personalidade, e estilo de vida. Nos dias atuais, os profissionais da sobrancelha sabem o quanto é importante para o seu desenvolvimento o entendimento teórico e prático do visagismo para harmonização estética.

Beijão <3