Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre tintas, tonalizantes e descolorantes, então hoje vou dar uma breve para vocês e para quem ainda é meio perdida nesse meio de loucuras nos cabelos, começar a entender nem que seja um pouquinho sobre cada um.

desco

Tintura e Tonalizante:

  • Basicamente, a tinta e o tonalizante tem o mesmo meio de ação, ou seja, uma base + água oxigenada. Quando foi formulado “criado a tinta” o grande dilema era o seguinte: “precisamos criar um pigmento que seja pequeno o suficiente para conseguir entrar nos cabelos mas também grande o suficiente para não sair “. Então foi tido a ideia da seguinte forma: quando mistura a base “tinta” e a água oxigenada acontece uma reação que irá formar o pigmento final, porém este pigmento só irá ser formado dentro do cabelo então após a aplicação da tinta no cabelo. Tá bom Amanda, mas qual a diferença dos dois? A tinta tem em sua composição geralmente a amônia que ajuda então a abrir a cutícula do cabelo para o pigmento entrar, porém é extremamente agressiva aos fios, já o tonalizante não utiliza amônia na fórmula e acaba usando outro ativo que irá proporcionar praticamente o mesmo efeito da amônia “este ingrediente varia de marcas” porém ele não é tão eficaz e não consegue abrir a cutícula TANTO quanto a amônia por isso não tem uma grande duração.
  • Outra diferença entre os dois é a água oxigenada. TODO O TONALIZANTE deve ser utilizado água óxigenada volume 10, se for qualquer outro volume já é considerado uma tinta. Mas porque isso? A água oxigenda além de ter o poder de fazer a reação para formar o terceiro pigmento, ela também ajuda a clarear o cabelo “pigmento natural do cabelo”, por isso quanto mais forte ela for, mais ela vai clarear o cabelo para poder fixar melhor aquela cor escolhida. Já então a água 10 volume não tem o poder de clarear o cabelo, por isso os tonalizantes não são tão agressivos.

Descolorante-

  • O descolorante é totalmente diferente da tinta e do tonalizante, porque o único poder que ele tem sobre os cabelos é clarear “retirar todo o pigmento que tem dentro do fio” por isso que é tão agressivo, já que a tinta clareia mas também deposita pigmento. É muito comum acontecer dúvidas sobre pintar o cabelo de loiro e descolorir o cabelo. Eu vou dar um conselho para quem está com esta dúvida que é o seguinte: Se você quiser ser loira, NUNCA PINTEM o cabelo com tinta loira porque se você não tiver uma base clara no cabelo a tendência de ficar amarelo alaranjado é de 80% . Então sempre utilize descolorante, quando for pintar, ou fazer luzes ou mechas pois ele consegue atingir um tom muito mais bonito. Vou fazer um post apenas sobre cabelos laranjas, porque é o mais pedido então fiquem ligadinhas amores!!

Beijão flores!