Outubro começou e com ele vem o “Outubro Rosa”, que muitas mulheres já devem saber, porém, iremos falar um pouco dele aqui hoje.

10719326_395584450589441_1639939535_n

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Quem quiser saber um pouco maus sobre a campanha, objetivo e formas de participar, podem entrar no site (http://www.outubrorosa.org.br/). Como vimos, o outubro rosa é uma campanha mundial por uma causa muito importante à todos que é o câncer de mama.

O câncer de mama é um dos mais frequentes entre as mulheres dentre todos os tipos do mesmo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. No ano de 2008, 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama (www.inca.gov.br). Ocâncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e o principal sintoma é um nódulo endurecido atrás do “bico” do peito, principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.

Para a prevenção, é necessário o exame de mamografia que deve ser feito, pelo menos, de um em um ano, para que assim, se for achado algum nódulo, ele não esteja em uma fase tão avançada. E não só as mulheres estarem com os exames em dia como também os homens, eles necessitam ter a consciência de não faze-los só porque pode adquirir uma doença, mas sim, para uma boa saúde.

Hoje a maioria dos casos diagnosticados no Brasil não são mais em fases avançadas. Mas precisamos melhorar ainda mais, e isto será alcançado quando todas as mulheres tiverem acesso a mamografia de qualidade uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade.

Claro que os exames não devem ser feitos só em outubro, é algo para ser lembrado os 12 meses do ano, pois é algo bastante sério, mas a campanha tem o objetivo de alertas as esquecidas de que é importante fazer os exames com mais frequência e não simplesmente deixá-los de lado.

Já fez seus exames esse ano? Sigam a Bru no Instagram dela @_bruufonseca

brunfonseca