Tive uma matéria na faculdade que chamava-se Terapias Alternativas, e nela tive uma breve introdução sobre a medicina chinesa, o que é super legal! Então, não sou expert no assunto, mas, vamos falar um pouquinho sobre esse assunto, pois é super interessante

13521320177101-0-680x276

O Yang seria a energia e o Yin a matéria. Entre massa e energia, a única diferença é a velocidade dos átomos e os dois vivem em constante transformação. Esse aspecto foi confirmado pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein, e depois a Física Quântica veio abalizar esse conhecimento tão antigo.

♥ O Yang seria: calor, movimento, claridade, força, expansão, explosão, polaridade positiva, alto, sol, homem, dia, montanha, fogo, esquerdo, mente, energia, mar, animais diurnos, árvores sem folhas no inverno.

♥ O Yin seria: frio, repouso, escuridão, retração, implosão, polaridade negativa, baixo, terra, mulher, noite, vale, água, direito, corpo, matéria, rio, lagoa, animais noturnos, árvores com folhas no inverno.

“O homem é yang, mas possui algo de yin em sua essência, e a mulher é mais yin, mas também guarda algo de yang. Caso um dos dois tenha um elemento mais presente é possível corrigi-lo através de uma dieta reforçada, repondo o que está carente”, explica Fernando Nallin, terapeuta holístico e especialista em medicina oriental.

Diagnóstico Facial-

RUGAS VERTICAIS (entre sobrancelhas) – disfunções do Fígado e da Vesícula Biliar. – Causas: raiva, mágoa, frustração, estresse…

RUGAS HORIZONTAIS (na testa) – disfunções do Baço, Pâncreas e Estômago. – Causas: excesso de reflexão, preocupação constante, excesso de trabalho mental…

PALPEBRA INFERIOR – deficiência de Rins. – Causas: medo, insegurança…

RUGAS PARA-OCULARES(pés de galinha) – Podem Indicar excesso de hormônio. – Causas: disfunção hormonal, atividade sexual intensa, uso de anticoncepcionais orais

Diagnóstico Corporal-

– CABELO – calvície: controladores e racionais.

– BOCA – afta e herpes: humilhados sem poder revidar.

– QUEIXO -papada: medo de críticas, não aceitam críticas. PEITO – flacidez: falta de coragem para lutar pelos seus objetivos

– CINTURA –pneus: resistência a mudanças, guardar problemas

– ACNE -Calor no sangue

– ABDOME -gordura localizada: “empurrar” a vida com a barriga.

BRAÇOS – gordura e flacidez: não aceitarmos o novo e acomodar-se

– COXAS – culote: ressentimento com o pai

– GLÚTEOS – caídos: dependentes emocionalmente, inseguros.

– PERNAS – varizes: vontade de mudar sem poder. – panturrilha fina: falta de determinação.

Obesidade e Gordura Localizada:

– A gordura é considerada um casulo

– É um mecanismo de defesa que o inconsciente cria para proteger-se daquilo com que o consciente não sabe lidar.

– Revela uma pessoa insegura para dizer o que pensa e sente, com medo de não ser compreendida.

  • GORDO YIN É o gordo frio, pouco gasto calórico, metabolismo lento, pés e mãos frios, rosto pálido ou amarelado, cabelos fracos e quebradiços. Geralmente são gordinhos mais flácidos, gordura mais fria. Sentem preguiça e cansaço, cochilam facilmente e despertam com vontade de comer doce. Engordam mais na parte inferior do corpo.
  • GORDO YANG É o gordo quente, com dinamismo. É líder e fala mais alto. Engorda porque come muito e tem um organismo que absorve bem estes nutrientes formando tecidos fortes. É bem disposto e ativo. Suas mãos, pés e genitais são quentes e a face tende a ser mais avermelhada. Engordam mais na parte superior do corpo.

Existe regimes específicos para obesidade yin ou a yang, mas isso fica para um próximo post! E aí, qual você se identificou??

Beijão!