Oie, que tal falarmos um pouquinho hoje sobre gordura trans? Acredito que é um assunto que bastante pessoas tem dúvidas como eu também tinha, afinal, porque a gordura trans faz tão mal né? Então o We Apple It conseguiu esclarecer um pouquinho sobre o assunto e espero que ajude vocês também!

1888717_486761488102165_678564764_n

Todos vocês já devem ter visto nas prateleiras produtos que na embalagem possuem “0% Gordura Trans” ou “Sem Gordura Trans”, não é mesmo? E todos associam essa gordura a algo ruim, mas por que será? E como ela surgiu? A gordura chamada trans é fabricada na indústria, durante um processo que transforma os óleos vegetais líquidos em gordura sólida. E são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e seu tempo de vida nas prateleiras (bolachas, salgadinhos, pratos prontos congelados…)!

Ela surgiu na verdade, como um substituto saudável para a gordura animal, mas acabou sendo descoberto que ela não era tão saudável assim! O problema é que essa gordura consumida em excesso acaba aumentando o colesterol total e o colesterol LDL “ruim”, e ainda reduz as concentrações do colesterol “bom”, o HDL, que é um fator de proteção do nosso corpo! Por isso devemos ler os rótulos dos produtos e prestar atenção aos ingredientes, pois, por exemplo, a gordura vegetal hidrogenada é a mesma coisa que gordura trans!! Lembrem-se que os alimentos naturais são sempre melhores e mais saudáveis!!

Sigam o We Apple It no facebook e instagram para saber muito mais sobre como levar uma vida mais saudável!

Beijos <3

Referências Bibliográficas: 

♥ DAVID, M. L.; GUIVANT, J. S. A gordura trans: entre as controvérsias científicas e as estratégias da indústria alimentar. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 11, n. 20, p. 49-74, abr. 2012.

♥ ANVISA. Gordura trans. Disponível em: < http://www.anvisa.gov.br/alimentos/gordura_trans.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2012.