Para começar não existe nenhum alisamento seguro, porque tudo é química e todas as químicas apresentam algum risco a saúde… mas eu vou falar de alisamentos seguros pois eles são aprovados pela ANVISA por não conter componentes  carcinogênico como o Formol. Vou falar então um pouquinho dos alisamentos definitivos que são liberados pela ANVISA.

Para prosseguir esse post, assista esse vídeo AQUI que eu explico certinho as diferenças entre alisamentos!

cabelo-liso

Como já havia dito os alisamentos definitivos agem diretamente nas pontes de enxofre do cabelo quebrando-as e depois fazendo elas se ligarem de uma maneira diferente, podendo ser com o cabelo liso ou enrolado. Por isso que é um procedimento definitivo, a partir do momento que foi formada novas ligações nos cabelos não temos como voltar atrás, dessa forma você tem que estar com 100% de certeza quando for fazer qualquer procedimento desse ok?

Entre os componentes alisantes, temos alguns que se destacam mais no mercado e são eles:

♥ Tioglicolato de Amonio- ele é o mais utilizado pelo fato de ter o poder de alisar ou apenas relaxar o cabelo. Ele é compatível com tinturas, progressivas e até mesmo descolorante, claro que o seu cabelo apesar de já ter química ele deve estar muito muito muito saudável para o uso do tioglicolato, pois acontecer um corte químico muitas vezes é inevitável. Este componente tem um cheiro de enxofre muito forte, até 3 lavagens após o uso dele fica um cheiro bem perceptível mas que vai saindo com o tempo (não se desesperem).

– Cada marca que trás esse componente com propostas diferentes ‘para cabelos sensíveis, resistentes ou coloridos’ por isso deve-se fazer uma pesquisa e ver qual marca encaixa melhor nos requisitos do seu cabelo. O Tio está presente nas marcas mais famosas de escovas definitivas como exemplo a L’oréal X-Tenso.

♥ Hidróxido de sódio e guanidina-  são produtos indicados para pessoas que tenham o cabelo Afro ou cabelos que tenham cachos muito resistente. Os hidróxidos em geral não são compatíveis com descoloração, ou seja, se você tem o cabelo muito cacheado e quer alisá-lo nunca utilize descolorante nele. Alguns cabeleireiros dizem que as colorações com tinta ou tonalizante são permitidas com o uso de uma OX 20 vol. Eu não indico o uso desses componentes em cabelos tingidos, acho um pouco perigoso, mas tudo vai depender também do estado que esteja o seu cabelo. Uma marca muito famosa que utiliza os hidróxidos na composição é a Yellow.

Toda vez que for utilizado qualquer tipo de alisante, deve ser feito um teste de mecha no seu cabelo para ver a resistência e a compatibilidade dele. O tioglicolato não é compatível com os hidróxidos, ou seja, se você aplicou um produto que tem Tio na composição nunca nunca nunca aplique outro produto que contenha hidróxido pois seu cabelo irá cair.

Eu sei que terão meninas com o seguinte comentário: Ai Amanda, eu fiz definitiva com Tio e meu cabelo ficou duro e ressecado. Lembre meninas, para cabelos lindos tudo tem um preço, procure utilizar produtos bons e com marcas renomadas para não ocorrer nenhum perigo na hora do alisamento e pense ‘antes sem cabelo do que sem saúde’ então antes o cabelo liso e um pouquinho ‘duro’ do que arriscar a saúde utilizando o formol, o que vocês acham?

 Beijos <3