Recebi um email de uma pessoa muito gentil #sóquenão achando um absurdo eu falar que o Hidróxido de Amônia não era tão prejudicial quanto o Formol, pois ela alegava trabalhar 15 anos como cabeleireira e via que o hidróxido estragava muito mais o cabelo quanto o formol… quero deixar bem claro aqui a seguinte frase: O PROBLEMA DO FORMOL NÃO ESTÁ NO CABELO E SIM NA SAÚDE DO USUÁRIO. O hidróxido é muito mais agressivo que o formol (sim) para o cabelo e não para a saúde, o meu ponto de vista não está no cabelo entenderam?

Eu não quero trazer nenhuma marca aqui de progressiva para o blog, porque sinceramente eu não quero nenhum problema para mim ou para meu trabalho, e a maioria dos comentários que recebi no post da Progressiva foi perguntando sobre marcas, e quais os componentes que elas tinham para alisar. Não vou falar sobre marcas aqui, pois cada marca traz uma política diferente e eu teria que ter todos os produtos comigo para fazer uma análise melhor dos produtos, e como vocês devem saber eu não tenho progressivas comigo! Como os comentários que recebi foram muito parecidos, eu vou fazer essa postagem respondendo alguns comentários, pois a dúvida de um pode ser a dos outros, espero que aproveitem então!

♥ Olá, Amanda! Tudo bom? Adorei seu vídeo e gosto da forma que você passa seu conhecimento! Fiquei com uma dúvida: as escovas definitivas não são feitas com formol e sim com tioglicolatos e hidróxidos, que também alisam, mas não fazem tão mal, é isso? E não podem ser feitos com outras químicas (mesmo tinta), é isso? Grande beijo! Obrigadinha! (Alana)

Isso, o tioglicolato e o hidróxidos apesar de terem uma maior agressividade para o cabelo ele não é tão prejudicial para a saúde. Eles até podem ser compatíveis com outras químicas dependendo da concentração usada, mas EU como profissional na área não recomendo! (Acesse aqui e saiba mais sobre esse alisamento ‘seguro’)

♥ Oi Amanda! A minha duvida é o seguinte. Eu tenho o cabelo ondulado, e fui na minha cabeleireira marcar progressiva,e nesse dia ela estava fazendo no cabelo de uma menina eu não senti aquele cheiro de formol, sabe aquele cheiro que arde o nariz então, ela me disse que a progressiva alisava mais que era bem fraca de formol…O que vc acha? (Thais Trierweiler)

Acho legal sua cabeleireira ter dito que a progressiva tenha formol, mesmo que seja com uma baixa concentração. Ela pode ser fraca de formol sim, mas de qualquer maneira ele está ali e algum risco pode apresentar para sua saúde!

♥ Oi Amanda meu cabelo é muito cacheado e eu dou escova com carbocisteína , só que o resultado não são cabelos lisos e sim menos volumosos , com alguns cachos .. Isso que dizer que não contem muito formol no produto ? (Karolaine)

Tudo na verdade vai depender do produto que você ta usando, não tenho como informar qual é a concentração do formol pois não sei qual o produto a única coisa que posso dizer é o seguinte: Se alisou ou abaixou o volume deve ter formol ou algum aldeído na composição, pois nada além disso fará o alisamento ou a diminuição do volume, e ele pode ter uma concentração mais baixa sim!

♥ Oi Amanda, acompanho o seu canal e adoro os seus vídeos. Faz mal a saúde fazer progressiva 1 vez por ano com a quantidade de formol liberada pela Anvisa? Beijos (Tatiane)

Oi Tatiane, a quantidade liberada pela anvisa é 0,02% mas não tem capacidade de alisar cabelo. Então se alguma progressiva alisar o seu cabelo e dizer que tem uma quantidade inferior a essa é MENTIRA… pois nessa quantidade ela não tem capacidade de alisar, é usada apenas como conservante para o produto.

♥ Amanda, e sobre os alisamentos com tioglicolato de amônia? (Cláudia)

Fiz uma postagem falando só sobre isso flor (leia aqui)

♥ Mas o que você no seu cabelo para ficar tão liso? (Malu)

Eu não uso produtos para alisar o cabelo, meu cabelo NÃO é liso, mas toda a vez que eu lavo os cabelos eu seco e faço uma escova básica. Meu cabelo tem frizz como o de todos, só que com os cuidados básicos (veja aqui) que eu tenho, ajuda a manter ele mais alinhado.

♥ Amanda, primeiramente adorei o seu vídeo, parabéns e continue assim!!! Tenho uma duvida, faço progressiva em acasa sozinha mesmo, como a raiz do meu cabelo é lisa sempre deixo 4 dedos da raiz pois tenho muito medo de descamar o meu coro cabeludo (assim como já aconteceu quando fiz selante em um salão).  Minha pergunta é: Seria menos prejudicial já que eu uso luva e o produto quase não tem contado com meu coro cabeludo ou as divergências são as mesmas? Estou pensando seriamente em procurar outras alternativas depois do seu vídeo… Bjos. (Daiani)

Bom, as divergencias são as mesmas. O formol em contato com o calor da chapinha e secador faz um vapor que entra nas mucosas do nosso corpo comprometendo-as e dando todos os problemas, independente se tem contato com o couro cabeludo ou não.