O post de hoje, é para esclarecer algumas dúvidas que venho recebendo com bastante frequência sobre essa nova onda da internet que chama-se Cronograma Capilar. Algumas meninas vão ficar muito bravas com o que eu falarei nesse post, mas a verdade deve ser dita.

cronograma

Posso começar essa postagem dizendo que não tenho a verdade absoluta, porém nada que falarei aqui foram coisas que apenas saíram da minha cabeça, tudo foi baseado em pesquisas que comprovam o mesmo e vocês encontram as referencias no final desse post.

Para quem não sabe o que é cronograma capilar, recomendo você jogar no google que la terá vários sites explicando. De uma maneira simplificada, este cronograma funciona da seguinte maneira: ele ajuda a recuperar os fios danificados com o tempo, devolvendo todos os nutrientes necessário para o mesmo, passando por três etapas hidratação>nutrição>reconstrução. Segundo o cronograma você deverá comprar 3 máscaras diferentes e usar intercaladamente durante os dias da semana. A minha crítica está na não necessidade de viver hidratando ou reconstruindo o cabelo pois em primeiro lugar ele é considerado sim uma célula morta, ou seja, ele não tem “vida” igual a nossa pele, por isso não consegue se regenerar/reconstruir sozinho. Então a partir do momento que você usa um descolorante ou qualquer química no cabelo, será impossível que aquela parte danificada volte a ser saudável como era antes.

A maioria dos cosméticos prometem maravilhas no cabelo, e muitas vezes preferimos acreditar na eficácia deles, mas o que ninguém nos avisa é que eles apenas maquiam o fio dando uma aparência de saudável. Então quando falamos em hidratação, você apenas está mascarando aquela parte danificada, como se fosse uma película no fio, que vai saindo com o tempo.

♥ As meninas que fazem o cronograma capilar dizem que para diferenciar um creme como hidratação/nutrição/reconstrução é da seguinte forma:

•cremes hidratantes contém na formulação: Glicerina, pantenol, vitaminas, aloe vera, tudo que tiver nome de planta acompanhado por ‘extract’.

•cremes para nutrir, contém na formulação: óleos ou manteigas como ceramidas, óleo argan, óleo de coco, manteiga de karité.

•cremes reconstrutores, contém na formulação: queratina, colágeno, arginina, proteínas da seda e ou soja.

COMO ASSIM??? Vamos por partes:

Nunca podemos generalizar falando que só o óleo irá nutrir e os aminoácidos vão reconstruir, até porque quando compramos um creme independente se ele for de reconstrução ou nutrição em primeiro lugar temos que saber é que ele também irá hidratar. Então qual a necessidade de comprar mais um creme apenas hidratante se todos vão ter a função de devolver água para o fio?

O creme reconstrutor é onde eu mais friso, pois PROTEÍNA NÃO RECONSTRÓI o fio, a proteína é uma Macromolécula, ou seja, uma molécula muito grande que não consegue permear nem na pele e nem nos cabelos (ela não entra nos fios ou da pele), assim ela fica depositada na superfície apenas com uma mínima função de hidratação. Colágeno, elastina, queratina “todas são proteínas” que não reconstroem o fio.

Quando se fala em recuperação dos fios, pode-se falar em relação à cutícula do fio onde tenta-se restaurar a sua integridade tornando-a mais homogênea e não descamativa, e dessa forma faz com que a penteabilidade, aeletricidade estática e o brilho se mantenham em níveis adequados.  (Dr. Valcinir Bedin, Cosmetics &Toiletries vol.18).

Então o que acontece e que as pessoas não entende é que um cabelo brilhoso, não significa um cabelo saudável. A propriedade de brilho está relacionada a propriedade de reflexão de luz, quanto mais a cutícula está fechada mais luz o cabelo vai refletir consequentemente deixando-o mais brilhoso. E o que deixa a cutícula fechada é o pH ácido de um produto e não um aminoácido ou outro componente que vai reconstruir e hidratar. O que é muito comum hoje em dia são meninas falando: ahhh meu cabelo está sem vida, precisa de uma reconstrução que vai deixá-lo mais brilhoso, macio, penteável… mas não é bem assim, pois como observamos acima um cabelo com a cutícula fechada é o que dará essas propriedades, por exemplo: os cabelo loiros tendem a não brilhar tanto porque o processo de descoloração abre a cutícula do cabelo deixando-o mais opaco. Existem sim produtos que vão ajudar a dar mais brilho para os cabelos, como exemplo os silicones e óleos que já tem essa propriedade de serem mais gordurosos e brilham. Quando aplicados no cabelo eles formam uma película por fora do fio que deixa o cabelo sim mais brilhoso, mas não são eles que determinam um cabelo saudável ou nutrido.

Como Dr. Valcinir Bedin,  diz que todas essas propriedades estão relacionadas a cutícula do cabelo, certo? Mas e os aminoácidos, emolientes, pantenol o que fazem no cabelo?

♥ Emolientes – Formam barreira contra entrada de substâncias químicas para o interior da fibra, dentre eles temos:

– Silicones;

– Ésteres sintéticos: Éster dicaprílico,Miristato de isopropila, Palmitato de isopropila, Éster de oliva.

– Manteigas vegetais: Manga,Karité, oliva, Murumuru, cupuaçu, andiroba.

– Óleos vegetai;

– Vaselina sólida e óleo mineral;

– Ceramidas podem restabelecer a coesão entre células protegendo a perda proteica durante processos químicos.

-Óleo de argan: Sua atividade se deve ao poder de lubrificar o fio de cabelo, protegendo-o da perda de água.

Vocês podem observar que eles apenas formam barreiras e películas dentro e fora do fio, só que as pessoas denominaram isso como Nutrir. A palavra nutrir para a pele significa levar nutrientes para seu interior, porém, para o cabelo essa função de nutrição quando ligada aos emolientes será superficial formando apenas barreiras e películas. Se você quiser o cabelo com nutrientes, aconselha-se fazer o uso por via oral.

♥Pantenol- É um constituinte natural dos cabelos e por ser uma molécula pequena penetra na raiz e no corpo do cabelo produzindo um efeito condicionador, tornando o cabelo mais fácil de pentear, e mantendo sua aparência natural. Em cabelos danificados quimicamente penetra na raiz e nos fios e é capaz de reter água do meio, proporcionando ao cabelo um efeito umectante, formando uma camada elástica por dentro e por fora do fio.

– D- pantenol é uma pró-vitamina B5 o ácido pantotênico

Em estudos realizados o ácido patotênico consegue aumentar o diâmetro do cabelo, a espessura. Conforme ele vai se depositando ali consegue sim aumentar a espessura, mas não significa que ele vai reconstruir o fio.

♥ Proteínas- Tem efeito efeito filmógeno, formam barreira semipermeável e não oclusiva. Protegem e evitam a perda de água dos fios, e tem capacidade de se ligar aos fios (substantividade) é a base de seus efeitos, este filme reduz a evaporação de água, contribuindo para o aumento da hidratação.

– Colágeno, Queratina, Proteína do Trigo

Como voces observam, a proteína que muitas dizem reconstruir o cabelo é uma macromolécula, ou seja, muito grande e não consegue entrar no fio. A única coisa que ela faz é um filme por fora do fio que evita a perda de água que já possui dentro dele.

Aminoácidos- podem permear as cutículas carregando moléculas de água para dentro do cabelo, são estruturas de característica anfótera que vão ajudar a neutralizar as cargas estáticas do fio dando uma melhor penteabilidade aumentando o volume do cabelo.

SUAS FUNÇÕES:

  1. Melhora a maleabilidade- cutícula
  2. Melhora a pentabilidade- cutícula
  3. Reduz danos durante tratamento químico- capa protetora
  4. Previne formação de pontas duplas- capa protetora
  5. Melhora o brilho e textura- cutícula
  6. Promove e mantém a hidratação- hidratação=água
  7. Protege os fios dos efeitos de alta umidade e relativa do ar- capa protetora
  8. Efeito potencial de condicionamento- anfótero, catiônico
  9. Diminui irritação e estabiliza espuma em shampoos- anfótero

Observa-se então que a função dos aminoácidos além de levar água para dentro do cabelo que aumentam a hidratação (e não reconstrução), formam uma capa protetora ajudando a proteger o fio.

* As informações faladas acima sobre os componentes foram pesquisadas e afirmadas pelas professoras: Ana Júlia von Borell du Vernay França (graduada em Farmácia Industrial e especializada Tecnologia de Cosméticos) e Daniela da Silva (graduada em Farmácia Industrial e Mestrado em Ciências Farmacêuticas)

Conclui-se então que os componentes acima ajudam a melhorar o melhor ASPECTO do fio, melhorar o brilho, penteabilidade e maciez que estão relacionados a cutícula do cabelo. Um cabelo aparentemente brilhoso e sedoso não significa que é saudável, pois a partir do momento que você utilizar qualquer química e degradar aquela área, nada vai faze-lo se regenerar pois é considerado uma célula morta. O que podemos fazer para Nutrir o cabelo é através da alimentação que segunda a literatura é a melhor forma e mais rápida para nascer cabelo saudável.

Porém apesar dos produtos formarem capas protetoras e melhorar a aparência do cabelo, não significa que devemos parar de utilizar os cosméticos. É como se fosse uma maquiagem, você vai parar de usar maquiagem só porque ela não ajuda a melhorar a pele? Não. Da mesma forma funciona com o cabelo, a dica é você encontrar um produto bom para usar como shampoo, e uma máscara boa para substituir o condicionador, que funcione bem para o seu cabelo e deixe ele com um toque gostoso e brilhoso. Se você observar cada máscara proporciona um efeito diferente no seu cabelo, uma deixa o cabelo mais liso e outra deixa mais ondulado… porque todas agem ‘maquiando’ o cabelo, com componentes que vão proporcionar um melhor aspecto ao cabelo naquele momento.

Meu cabelo melhorou com o cronograma? 

Na verdade o seu cabelo melhorou não por causa do cronograma em si, mas por todos os cremes que você aplicou no cabelo. Quando se aplica 3 tipos de creme no cabelo quase todos os dias durante alguns meses, o mínimo que se espera é uma melhora no fio. Como voces observaram a maioria dos componentes cosméticos tem apenas a função de formar capas protetoras no fio deixando-os com a aparência saudável, então qual a necessidade de voce fazer o cronograma capilar e comprar 3 máscaras diferentes sendo que em apenas um produtos voce pode encontrar todas essas funções? Não precisamos gastar muito dinheiro com vários produtos, pois a maioria terá a mesma função.

* E para as desentendidas que estão me xingando digo uma coisa: Eu não falei que o cabelo não melhora, é óbvio que o cabelo vai melhorar um pouco pela quantidade de cremes que você passa, o que eu falo é na NÃO necessidade de tudo isso. Quem criou realmente não pensou porque em primeiro lugar antes de tudo temos que entender o cabelo é TECIDO MORTO! Meninas comecem a pensar com a cabeça, sejam inteligentes e não interpretem o que eu escrevi como uma verdadee absoluta! Se você acha que o cronograma funciona, argumente, mas de uma maneira lógica. Eu não disse que era para parar de lavar e cuidar dos cabelos, é óbvio que temos que cuidar sim, porém não precisa de um cronograma para isso!!!!

Sites relacionados:

Cabelo é um tecido morto

Fio por fio-

Sites disponíveis para acesso:

Teses e dicertações

Cosmetics online

Cosmetics online produtos para tratamentos capilares

Cosmetics online– vitaminas e produtos para cabelos

Lane: Queda de cabelo

Beleza e saúde- estrutura capilar

Análise química do cabelo-

Queratina- 

Livros do Google Books-

pH no cabelo-

Queratina no cabelo-

Anatomia e fisiologia

Outros ótimos livros-

SCHUELLER, R.; ROMANOWSKI, P. Iniciação a química cosmética: um sumário para químicos formuladores, farmacêuticos de manipulação e outros profissionais com interesse na cosmetologia. São Paulo: Tecnopress editora e publicidade LTDA, 2001

WILKINSON, John Bernard; MOORE, Raymond Jack. Cosmetologia de Harry. Madri: Ediciones Diaz Santos, 1990.

VALENÇA, Máslova Teixeira; LIMA, Sandra Maria Souza; ZUENETTI, Rose. Salão de Beleza: Maquiagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2000.

Outras fontes:

Ana Júlia von Borell du Vernay França (graduada em Farmácia Industrial e especializada Tecnologia de Cosméticos) e Daniela da Silva (graduada em Farmácia Industrial e Mestrado em Ciências Farmacêuticas)