Ainda existe muita dúvida, as pessoas não sabem o que é acne, o que causa a acne, e porque a gente tem acne. Então vou fazer uma série de post sobre isso e hoje vamos descobrir o que causa a acne !

Quais os fatores causadores da acne?

♥ Primeiro acne não é uma espinha, não é um cravo… acne é uma doença que da em pessoas com a pele mais oleosa e tendo assim os seus graus! Acontece o seguinte, a glândula sebácea é importante sim para o nosso organismo e a principal função dela é lubrificar a pele e o pelo, evitar a evaporação de água transepidérmica, manter o pH da pele ácido para evitar a proliferação de bactérias. Porém, ainda não está bem definido como que é o mecanismo de produção do sebo, mas já se sabe que a glândula sebácea é controlada pelo hormônio da testosterona e inibida pelos estrógenos, então a gente pode dizer que a acne está mais ativa nos homens do que nas mulheres.

♥Hiperqueratinização- O primeiro passo então é quando acontece uma hiperqueratinização, que é quando temos um acúmulo de células no nosso rosto, ou seja, a nossa pele sofre de apoptose então as células vão se regenerando. Então as pessoas dizem que são ‘células mortas’ (não existe células mortas, as células perdem a sua função vital mas não morrem) e vão se acumulando no nosso rosto e ao se unir com o sebo acontece as obstrução dos ‘poros’ da pele
♥ Hipersecreção- Por o sebo ser controlado pelos andrógenos e com os canais obstruídos o sebo que é está sendo produzido excessivamente não consegue sair de dentro do poro, então ele começa a se acumular dentro da pele! E a glândula vai crescendo.
Proliferação de bactéria- Com a produção de sebo os microrganismo ficam melhor no meio oleoso então essa ploriferação dos microrganismo acontece.
Inflamação- E com TUUUDO isso que está acontecendo, o nosso corpo responde com uma inflamação, que são essas erupções vermelhas que ficam na pele doloridas.

No proximo post vamos falar sobre os graus da acne e quais os seus ‘sintomas’

Beijão <3